Akita – Aparência da Raça

Aparência da Raça Akita

akitas

A cabeça deve ser larga, formando um triângulo, olhando-se por cima: as orelhas em pé, discretamente inclinadas para frente, os olhos escuros e triangulares e o focinho potente e afilado, com a cana nasal reta e curta. O corpo deve ser relativamente quadrado, com o peito aberto, pernas anteriores retas e posteriores fortes, com pouca angulação, cauda de inserção alta, fazendo uma ou duas voltas.

O cão deve ter o pescoço grosso e apresentar pelo e sub-pelo. O padrão aceita as cores tigrado, sésamo vermelho e branco. O porte descrito pelo AKC – American Kennel Club, determina altura de 71cm desqualifica se tiver menos de 64cm, considerando falta grave os magros ou com ossaturas leves. Já a FCI – Federação Cinológica Internacional, determina altura de 67cm, permitindo tolerância de 3cm a mais ou a menos.

Boa parte da criação americana tem máscara preta, apreciada por dar uma aparência intimidatória (as regras do padrão da raça, atualizado, desqualifica Akitas com máscara preta). Os malhados, em baixa no Japão, são os preferidos pelos americanos (grandes manchas uniformemente distribuídas sobre fundo branco, cobrindo a cabeça e mais de um terço do corpo, define o AKC).

A maioria dos Akitas japoneses são vermelhos e tigrados, sendo os brancos a minoria. Nos Estados Unidos, são minoria as cores aceitas pelo padrão japonês, onde é dada a preferência aos cães com bastante marcação de cores diversas.