Akitas Pelagem e Cuidados

Os Akitas possuem “dupla pelagem”, com o pelo interior bem denso, espesso e macio e bem mais curto que a pelagem exterior, que tem comprimento médio e é dura e reta.

Duas vezes por ano os Akitas trocam seu subpelo. Isso quer dizer que eles perdem TODA a sua pelagem interior. Essa troca de pelo é muito intensa e pode durar mais de um mês. Em locais de temperaturas quentes essa troca pode ser mais frequente e certamente é bem mais intensa do que em locais de temperatura mais constante e amena.

A boa notícia é que fora da época das trocas da pelagem, os Akitas são muito fáceis de cuidar, bastando uma boa escovada por semana e poucos banhos por ano. A escovação semanal serve para remover pelos mortos e estimular o crescimento de novos pelos. A má notícia é que essa troca de pelagem é muito trabalhosa. O subpelo dos Akitas parece uma lã e sai em tufos e nessa época o uso da vassoura e aspirador de pó tem que ser bem frequente.

Muitos akiteiros iniciantes se assustam com essa troca de pelo e acham que seus cães estão com algum problema de pele. É preciso esclarecer que TODOS os Akitas trocam o pelo dessa forma. Não se assuste com a quantidade de pelo que cai durante a troca de pelagem e nem com a aparência temporária do seu cão. É tudo normal. Durante a troca dá para encher de pelo um saco de supermercado por dia. Para acelerar a troca é bom escovar o cão pelo menos uma vez por dia. Tem gente que até mesmo usa o aspirador de pó para acelerar esse processo.

Voltando às boas notícias, os Akitas realmente são cães muito limpos e não tem “cheiro de cachorro”. Há quem diga que são auto-limpantes. Eles se lambem muito (como os gatos), mantendo-se limpos por mais tempo e por isso os banhos devem ser dados com muito pouca frequência. Um banho por mês (no MÁXIMO) é suficiente se você deseja evitar problemas de pele. Banhos muito frequentes fazem com que o Akita perca a oleosidade natural da pele, o que pode ocasionar diversos problemas de pele, dos mais simples (coceiras frequentes) até os mais graves (adenite sebácea). O pêlo de um Akita saudável é impermeável, e este é outro motivo pelo qual eles se mantêm limpos e não pegam muita sujeira. O pêlo é proteção do frio e do calor.

Se o cão estiver muito sujo, escove-o bem e limpe-o com alguns lenços umedecidos. Isso é o suficiente. Se quiser que ele fique perfumado, passe um pouco de colônia para cães e pronto. Repito: banhos devem ser dados no máximo uma vez por mês.

Um cuidado necessário que não deve ser esquecido é manter sempre as unhas curtas (você não deve conseguir ouvir o “click click” quando eles andam em piso liso). Isso é extremamente importante para cães que vivem dentro de casa ou em jardins onde é muito difícil que o cão consiga desgastar as unhas naturalmente. Os cães que vivem em pátios de cimento geralmente não necessitam desse cuidado.

Outro cuidado que se deve ter com os Akitas é aparar o pelo que cresce entre os dedos da almofada das patas. Para cortar esse pelo você deve utilizar uma tesourinha com as pontas arredondadas para evitar machucar o cão. Um ótimo instrumento para essa operação é a tesourinha para aparar pelos do nariz.