Canil para Akitas

Os Akitas são cães muito apegados às suas famílias e seu local preferido é, sem dúvida, perto delas. São ótimos cães para apartamentos.

Porém, se a intenção é mantê-los fora de casa, o local deve ser bastante seguro. Um canil ou área para Akitas deve ter grades ou muro bem altos. Os Akitas são saltadores por natureza e podem fugir facilmente se alguns cuidados não forem tomados. Os Akitas costumam pular muros de até dois metros de altura e é preciso ter cuidado com quaisquer objetos que possam ser utilizados como apoio para facilitar sua fuga. As grades nunca devem ter barras horizontais, pois estas serão certamente utilizadas como apoio na hora da fuga.

São também escavadores quando necessário. Assim, as cercas devem ter uma base de concreto por toda a sua extensão para evitar que cavem buracos para fugir. Parece exagero, mas não é. Existem diversos casos de Akitas escapistas. Eles são geniais nessa arte!

Se pretende ter mais de um akita, é preciso também planejar espaços para mantê-los separados em caso de brigas ou de cios. As grades devem ser duplas, com intervalos pequenos para impedir a passagem do focinho em caso de brigas. Alguns criadores aconselham que os boxes sejam separados por muros para que os cães não possam se ver.

Caso deseje construir um canil, planeje pelo menos dois espaços em cada box: um coberto e protegido e um aberto para pegar sol e fazer as necessidades. Melhor ainda seria um canil dividido em três ambientes (um para dormir, um para brincar e outro para servir de banheiro), pois os Akitas são cães muito limpos e odeiam fazer suas necessidades perto dos locais onde dormem e brincam.

Outro cuidado importante é o caimento do piso para que o canil possa ser lavado sem que a água forme poças. O piso do canil deve ser de cimento grosseiro (o menos polido possível) e as paredes devem ser bem lisas para evitar carrapatose sujeira acumulada. Um bônus é a construção de uma passagem coberta na parte de trás dos boxes para que se possa cuidar dos cães em dias de chuva.

Se você vai construir um canil, leia este artigo escrito por Bruno Tauz que traz todas as especificações que um bom canil deve ter: Construindo um Canil Modelo

Fonte: Site AkitaDogShow