Akitas e Banhos...

Akitas e banhos 

 


Olá amigos akiteiros e simpatizantes, tenho nestes últimos anos recebido vez ou outra contato de clientes de meu canil e de outros propietários de Akita atraves do Clube do Akita sobre coceiras constantes em seus cães, uns casos mais leves, outros mais graves, os clientes de meu canil tem toda orientação claro, mas como todo bom cliente na maioria dos casos por empolgação com o novo filhote ou por não prestar atenção, deixa passar o ensinamento.

O cão da raça Akita é um animal originário de regiões frias e úmidas(neve é água congelada e um dia derrete) assim como toda raça originalmente de frio tem pêlo e sub-pêlo, PORTANTO É DE POUCOS BANHOS, UM BANHO MENSAL ESTA DE BOM TAMANHO PARA UM CÃO AKITA.

Com os meus cães uso dar "banhos de toalha" semanais ou quinzenais e os banhos reais a cada um mês ou dois, se não há necessidade até mais tempo. O banho de toalha nada mais é do que passar uma grande toalha de banho úmida com uma mistura de água, essência perfumada natural(rosas, jasmim,hortelã, etc) e uma pitada de óleo Jhonson's (daqueles de bebe humano), depois dou uma bela rasqueada com uma rasqueadeira média de aço e eles ficam limpinhos e brilhantes.

Pêlo e sub-pêlo

A raça Akita Inu é um raça primitiva, de região predominantemente fria e úmida (norte do Japão, cidade de Akita, o Japão é um arquipelogo, ou seja ilhas cercadas de mar por todos os lados), portanto a natureza o desenvolveu com pêlo e sub-pêlo, que tanto servem para protege-lo da úmidade, do frio e do calor, o que não quer dizer que ele seja invunerável.

As vantagens e desvantagens são muitas, o Akita tanto se adapta bem em regições frias do nosso país, como consegue com um pouco de nossa ajuda e adaptação de seu próprio corpo conviver em regiões mais quentes.

Nas regiões mais frias a pelagem fica densa e maravilhosa, porém em geral os cães comem mais e é preciso ficar de olho na balança e no balanceamento desta alimentação.

Nas regiões mais quentes as mudas são mais intensas e pronunciadas, pois o desgaste pelo calor propícia que os sub-pêlos caiam com mais força e quase em sua totalidade, deixando o cão digamos mais murcho, mais leve de pelagem, é comum também a pelagem ficar ressecadadevido ao calor intenso de regiões como o nordeste brasileiro, um ajuste na alimentação também soluciona isso ou pelo menos ameniza.

Dentro de casa e fora dela...

Quando decidimos trazer o nosso Akita para um convívio mais próximo de nossa família, o trazemos para dentro de casa, e automaticamente
associamos um cão dentro de casa com sujeira, é ai que começam os problemas, pois começamos a dar banhos demais em nosso cão, o que vai
afetar, a vida dele, sua saúde, e o nosso bolso logo, logo...

Os cães em geral tem uma proteção natural contra poeira, sugidades e parasitas, é um óleo natural produzido por glândulas sub-cutâneas,
esta oleosidade natural é o que protege a sua pele e o seu pêlo.

Reproduzo abaixo um diálogo dos vários por telefone que já tive com clientes e quem me procura para dar um ou outro esclarecimento,
vocês entenderão o porque logo:

Sr.Fulano: "Alô, Sr.Roberto bom dia, é o Fulano pai da Ciclana, minha filha comprou um filhote do senhor a 6 meses atraz, ela esta bem, muito linda, saudável, porém estou te ligando porque de um tempo pra cá ela tem se coçado demais, não para e isso tem feito o pêlo dela cair e coça até sair sangue.O que pode ser?"

Lá vou eu olhar o que o veterinário não olha em geral, o manejo e o ambiente:

Roberto: "Ok, vou te fazer umas perguntas para ver se chegamos ao problema, Que ração ela esta comendo?"

Sr.Fulano: "A mesma que veio comendo..."

Roberto: "Ela come algo diferente de ração?"

Sr.Fulano: "Não, não, só ração e eventualmente um ossinho..."

Roberto: "Aplicou algum medicamento sobre a pele dela recentemente?"

Sr.Fulano: "Não, nenhum, ela usa coleira anti-pulgas só..."

Roberto: "Teve alguma alteração significativa no dia a dia dela recentemente?"

Sr.Fulano: "Não, nada tudo igual..."

Roberto: "Ela toma banho?..."

Sr.Fulano: "Sim, sim, toma um por semana, todo sábado levamos ela no petshop pra dar banho!"

BINGO !!!

Pegaram!!??

É ai que acho o problema seja do filhote, o mesmo funciona para adultos, ok como eu disse acima o Akita tem pêlo e sub-pêlo, tem pra proteger este pêlo e sub-pêlo um óleo natural produzido pelo próprio corpo dele, quando damos banhos em demasia com o intuíto de mantê-los "limpos", na verdade estamos tirando a proteção que eles tem por natureza para conservar sua pele saudavel.

Tirando este óleo, a pele fica sêca e coça, fora que abre a porta para fungos, ácaros e até facilita o ataque de parasitas urbanos ou não.

Resumindo caros amigos, a raça Akita é de poucos banhos, outro ponto é importante ficar de olho na qualidade da alimentação dada ao cão durante sua vida toda de filhote a idade mais avançada, para podermos suplementar ou modificar algo em sua alimentação para que ela seja a mais completa possivel e torne a vida de nosso Akita mais feliz.

IMPORTANTE!!!

Vale aqui uma outra observação, este não é o único motivo de coceiras em cães Akita, nestes anos de experiência com esta raça, já vi alergias a rações, a produtos de limpeza, a picada de insetos, a perfumes de petshop, a shampoos, entre outras, vale ressaltar que aqui dei o exemplo relacionada a tirar a proteção da pelagem do Akita. Em outros artigos abordarei outros motivadores.

Abraço a todos e até a próxima!

Roberto Bezerra da Silva - Criador e Administrador do Site

Dicas Rápidas

O cão da Raça Akita é um cão de grande porte e portanto não é uma raça ideal para apartamentos, costumamos desaconselhar quem more em edifícios, pela dificuldade do espaço aliada ao dia a dia corrido de quem mora nestes espaços, são raros os casos de sucesso e abundantes os de fracasso.

Recomendamos

 
Canil Matsuyama - Raça Akita Inu - Filhotes de Akita canil-fighting-dog-banner Provet Clinica Médica Veterinária e de Diagnósticos Cachorro Verde