Inteligência

Perfil da Raça

Akitas são inteligentes, leais, devotados, alertas, corajosos e esnobes com estranhos. Aprendem rápido e tornam-se entediados, igualmente rápido.

Para aqueles que não conhecem a verdadeira essência de um Akita, a raça parece ser teimosa e desinteressada. Na verdade Akitas são muito cooperativos, se os métodos corretos de treinamento forem usados. Com estes cães dificilmente métodos a base de força bruta surtem efeito. Se tratados com gentileza, bom humor, paciência e de forma motivacional, os Akitas terão o maior prazer em demonstrar o quanto gostam de trabalhar junto de seus donos.

Eles se adaptam facilmente a diferentes condições climáticas e são excelentes cães de guarda, sem ficar latindo sem necessidade ou excessivamente. Ao mesmo tempo que são dengosos e amorosos com seus familiares, um Akita não hesitará a atacar qualquer estranho que tente entrar na propriedade sem ser convidado.

Graças ao seu passado como cão de briga, Akitas tendem a ser um tanto quanto agressivo com outros cães, especialmente do mesmo sexo, e justamente por isso a socialização do filhote é extremamente importante. Também devido as suas características territoriais, e força física, todo dono de Akita deveria introduzir os comandos básicos de obediência o mais cedo possível, tornando o filhote mais controlado e menos dominante. Para passear na rua, o uso de coleira deve ser constante. Uma outra observação feita por criadores experientes, é que casais com crianças em idade inferior à 5 anos deveriam evitar de ter um filhote de Akita em casa. Segundo estes criadores, um casal com crianças pequenas dificilmente terão a disponibilidade de tempo necessária para dedicar ao cachorro, para treiná-lo, exercitá-lo e educá-lo afim de tornar o cão dócil e obediente. Além disso, qualquer criança pequena nunca deveria ser deixada brincando com um cachorro sem a supervisão de adultos.

Uma outra característica da raça que requer atenção especial é a tendência que estes cães têm de ser exímios puladores. Para garantir a segurança das pessoas e dos cães, é necessária atenção redobrada na altura dos muros e cercas, além de desestimular o filhote desde pequenininho a pular nas pessoas.

Akitas são cães limpos, que não devem ter dificuldade em aprender a fazer xixi e cocô em áreas preestabelecidas. Apesar de ser uma raça bastante independente, preferem estar perto dos donos do que sozinhos no fundo do quintal. Exercícios regulares são recomendados para evitar que o cachorro se torne entediado e destruidor.

A tabela abaixo mostra um gráfico elaborado dos pontos fortes e fracos da raça no quesito inteligência:

inteligencia dos caes

Obs.: O gráfico acima é o resultado de um estudo realizado por Benjamin L. Hart e Lynette A. Hart, veterinários e Phd’s em comportamento animal, que entrevistaram dezenas de veterinários, treinadores e juizes de competições de obediência nos EUA.