O que é pedigree ?

Pedigree é o nome do documento que atesta a pureza racial de um determinado animal, pois nele consta sua árvore genealógica ou seja, os seus pais, avós e bisavós, além dos títulos, caso algum deles tenha sido campeão, a sua linha de sangue, o nome do criador, e após feita a transferência legal o nome do futuro proprietário.

O pedigree…

É um documento importante pois ele é sua garantia de ter adquirido um filhote de criador idôneo e com tal documento o seu cão estará apto a participar de exposições de beleza em todo o território nacional e até em exposições internacionais caso ele tenha as aptidões para tal.

Bem como é um documento necessário para o registro de ninhadas, ou seja, para que os filhos do cão em questão juntamente com um outro cão com pedigree possam gerar uma ninhada passível de ter pedigree também.

pedigree

O pedigree é importante, ele porém não define a qualidade da criação e a idoneidade do criador o que é uma questão de caráter antes de tudo, principalmente em nosso país, sempre irão existir criadores éticos e outros não éticos, mas sem o pedigree fica impossível haver o mínimo controle da criação nacional, falta muito para o Brasil atingir a qualidade do controle dos pedigrees internacionais.

O que define a qualidade racial e de saúde de um cão é quem o criou e como criou, é a responsabilidade e o comprometimento do criador , e não a cor do pedigree ou qual entidade o emitiu, afirmar que o pedigree de uma entidade e melhor do que o outra é irresponsável e leviano.

MUITO CUIDADO !!!

Um criador que oferece cães com e sem pedigree não pode ser considerado sério. CAIA FORA!!!!

Clube do Akita – O Guardião Japonês