Muitos donos preferem alimentar os cães com comida preparada que com ração industrializada. O que é ótimo e com certeza muito mais saudável se for feito do jeito correto.

Qual alimento pode fazer mal ao seu cão ?

Contudo, se você decidiu alimentar seu cachorro com alimentos preparados em casa é preciso ter em mente que nem tudo que é bom para os humanos também é bom para os cães. Cães tem um aparelho digestivo diferente do nosso e reagem de maneira diferente a várias substâncias.

Um outro problema que os donos de cães raramente percebem é diferença de tamanho, uma pessoa pesa em média 70kg, mas muitos dos nossos cachorros pesam 2kg, alguns até menos… Por isso é preciso tomar cuidado redobrado, pois quantidades pequenas de alguma substância, que não seria suficiente para fazer mal para uma pessoa pode ser suficiente para fazer mal para um cachorro de pequeno porte.

Para ajudar os donos de cães, trazemos para você uma lista de alguns alimentos que nunca devem ser dados para o seu cãozinho, nem por brincadeira.

Além destes alimentos, novas substâncias prejudiciais aos cães continuam sendo descobertas. O “Animal Poison Control Center” – APCC (Centro de controle de envenenamento de animais) chama a atenção para uma substância chamada xylitol, um substituto do açúcar que contém menos calorias e que está presente alguns em bolos, biscoitos e doces. Durante o ano de 2006 o APCC recebeu mais de 200 casos de envenenamento canino com xylitol.

Outros alimentos potencialmente perigosos

Medicamentos proibidos para cães e gatos:

Fonte: Produtos e Plantas Tóxicas para Cães e Gatos, de Cynara Campanati

Produtos de limpeza: água sanitária, sabão em pó, desinfetantes, detergentes, etc.

Medicamentos tóxicos para cães:

Medicamentos (remédios) tóxicos para gatos:

Fonte: Produtos e Plantas Tóxicas para Cães e Gatos, de Cynara Campanati

Medicamentos que devem ser usados com cautela em gatos:

Plantas tóxicas para cães e gatos:

Referêncisa utilizada: Revista National Geografic Brasil – Outubro 2007