Não é simples tarefa de descrever o Akita sem romantizar um pouco o contexto, ainda mais vivendo a tantos anos com esta raça de cães incríveis dia após dia.

O cão da raça Akita tem temperamento equilibrado quando vem de boa linhagem e é bem criado e educado, em meu canil, como criador,  sigo a linhagem de sangue Shirai, através de importação e do canil de meu amigo Maurício Pioli de Curitiba PR.

Os Akitas são fieis aos donos e a sua família humana, são corajosos, esnobes com estranhos, muito asseados e silenciosos, tem o atrativo de latir pouco, se um Akita meu late no quintal sempre dou uma olhada para ver do que se trata.

É realmente de coração uma raça canina especial e diferenciada, são cães primitivos, de fácil cuidado e trato, não são de muitos banhos pois com dupla pelagem não é aconselhável dar muitos banhos.

Em matilha ou não costumam latir pra lua ou para comunicar-se entre si, no meu caso que tenho hoje 22 Akitas, 5 Malteses e um casal de Shibas, quando eles resolvem fazer uma cantoria pra lua é um belo espetáculo.

São cães que tem uma postura muito bela, são altivos, dignos, quase arrogantes, tem o olhar profundo e plácido.

Quando estão na presença dos que amam, são alegres, observadores e ciumentos, muito protetores, principalmente das crianças e dos mais velhos, sabem diferenciar os amigos eventuais das pessoas que sempre vem em casa.

Não gostam de estranhos em seu território, se chega alguém próximo da casa ou do portão se estiverem soltos tomam imediatamente a atitude de afastar o incomodo.

Um ponto muito interessante, são cães muito saudáveis, se forem bem cuidados desde filhote é raro algum problema de saúde na raça, ainda mais se tiver boa procedência e linhagem.

São cães que convivem bem com toda a família e trazem muita alegria e felicidade ao nosso lar.

Roberto B. Silva – Criador e apaixonado por Akitas